O Empoderamento Feminino nas Finanças: A Jornada da Empresária Consciente
Vamos embarcar juntas em uma reflexão poderosa sobre o empoderamento feminino e como ele está intrinsecamente ligado à nossa jornada como empresárias.
Um dia desses, após fazer minha Coloração Pessoal com a querida Dallen Fragoso, saí animadíssima com minha cartelinha de cores na mão. Precisava dar uma renovada nas minhas roupas, afinal, queria arrasar por aí com meus novos conhecimentos do mundo da moda.
Eis que me empolguei um pouco e acabei voltando para casa com várias sacolas e com a conta bancária mais murchinha. Na chegada, já dei de cara com meu marido e fiquei meio tensa. Depois, conversando, ele me perguntou quanto havia gastado e eu, naquele minuto de bobeira, falei um valor menor do que tinha sido.
Conquistando a Liberdade Financeira
Aquilo soou como um bombo em minha consciência!
Reflexiva que sou, imediatamente comecei a analisar o porquê de ter mentido. Demorou poucos segundos para lembrar que, quando criança, inúmeras vezes vi minha mãe mentindo sobre gastos para meu pai ou escondendo sacolas de compras para não ter que dizer que gastou.
Eu, desde muito nova, sempre trabalhei e tive meu dinheiro. E como boa capricorniana e Educadora Financeira que sou, tenho as finanças da nossa família em dia, organizadas e controladas, além de ter uma relação muito honesta com meu marido. Não preciso esconder compras. Não preciso mentir sobre quanto paguei. Mas dessa vez aquele ato tão mecânico e habitual que vi se repetir tantas vezes quando criança me veio à tona, de uma forma cultural, estrutural.
Reflexões sobre a Infância e a Relação com o Dinheiro
- E quantas mulheres passam por esse e outros apertos todos os dias?
- Por que não ganham o suficiente?
- Por que não têm controle sobre suas finanças?
- Por que estão enroladas em dívidas sem fim?
- Por que mesmo que ganhem bem está incrustada nelas a cultura de que o homem é superior e a ele é devida satisfação e obediência financeira?
Pode ser por qualquer um destes motivos, ou pode ser por todos eles.
O fato é que o empoderamento feminino precisa passar pela calculadora. Movimentos de amor ao próprio corpo e de liberdade sexual são importantes, mas enquanto a mulher não tomar as rédeas da sua vida financeira, continuará submissa a outras pessoas ou a uma situação de descontrole e tensão, sem ter a liberdade e o poder de decisão que teria de outra forma!
O Verdadeiro Significado do Empoderamento Feminino
A mulher precisa saber exatamente quanto ganha e quanto gasta, precisa saber formas de economizar ou de aumentar sua receita, precisa fazer sobrar dinheiro para investir, para definir e alcançar seus objetivos e para ter segurança no futuro. E não se trata de quanto se ganha, mas sim do que se faz com o que se ganha.
É preciso conhecimento financeiro, é preciso escolhas de consumo conscientes, é preciso mais honestidade e menos tabu em finanças. É preciso mais disciplina para ter mais liberdade. Este é o verdadeiro empoderamento feminino!
E acho que você concordará comigo que quando estivermos com isso dominado, todo o resto ficará mais fácil, não é mesmo?